29/10/2008

Oriente

Em criança vivi vários anos nos Olivais Sul em Lisboa. A minha primeira escola primária (a nº25) era feita por uns barracões pré-fabricados e ficava mesmo em frente à minha casa. No local onde se erguia a escola foi depois construído o Olivais Shopping (agora Spacio Shopping). Desses tempos tenho uma memória bastante viva e lembro-me principalmente de ver ao longe a chama da torre da Petrogal.
Abaixo dos Olivais só havia fábricas e poluição. Recordo-me perfeitamente de estar à espera de um autocarro na então rotunda do Baptista Russo e não conseguir parar de tossir. 

Depois durante muitos anos não fui para a aqueles lados. Voltei apenas em 1998. A Expo tinha aberto à pouco e fui de metro espreitar o que lá havia. Nesse dia não consegui ver grande coisa da Expo mas ainda assim fiquei deslumbrado.

Sair do metro e subir até às plataformas da Gare do Oriente foi fantástico. Nunca tinha visto nenhuma arquitectura semelhante... Os vãos largos combinados com o metal branco e o vidro e aqueles elevadores em tubo... Alguns dias depois voltei apenas e só para poder ver a Gare do Oriente de noite.

Agora haverá uma ampliação da gare para poder receber o futuro serviço de Alta-Velocidade e parece-me que por muito improvável que podesse parecer vai ficar ainda mais bonita. (Em 1998 julguei que não fosse possível.) Pelo menos a julgar por este vídeo:

Sem comentários: