29/10/2008

Oriente

Em criança vivi vários anos nos Olivais Sul em Lisboa. A minha primeira escola primária (a nº25) era feita por uns barracões pré-fabricados e ficava mesmo em frente à minha casa. No local onde se erguia a escola foi depois construído o Olivais Shopping (agora Spacio Shopping). Desses tempos tenho uma memória bastante viva e lembro-me principalmente de ver ao longe a chama da torre da Petrogal.
Abaixo dos Olivais só havia fábricas e poluição. Recordo-me perfeitamente de estar à espera de um autocarro na então rotunda do Baptista Russo e não conseguir parar de tossir. 

Depois durante muitos anos não fui para a aqueles lados. Voltei apenas em 1998. A Expo tinha aberto à pouco e fui de metro espreitar o que lá havia. Nesse dia não consegui ver grande coisa da Expo mas ainda assim fiquei deslumbrado.

Sair do metro e subir até às plataformas da Gare do Oriente foi fantástico. Nunca tinha visto nenhuma arquitectura semelhante... Os vãos largos combinados com o metal branco e o vidro e aqueles elevadores em tubo... Alguns dias depois voltei apenas e só para poder ver a Gare do Oriente de noite.

Agora haverá uma ampliação da gare para poder receber o futuro serviço de Alta-Velocidade e parece-me que por muito improvável que podesse parecer vai ficar ainda mais bonita. (Em 1998 julguei que não fosse possível.) Pelo menos a julgar por este vídeo:

27/10/2008

Experiência

Acreditem ou não e apesar de a empresa onde trabalho ser apenas uma empresa de prestação de serviços, desde o inicio de Setembro que está a ser conduzida uma experiência cientifica nas suas instalações. Não tem nome definido mas podia chamar-se assim:

Ora deixa lá ver, se desligarmos esta máquina de comida e a deixarmos aqui fechada, se se nota o cheiro cá fora ou não e quanto tempo demora a ganhar bichos.

Como se não bastassem as sandes podres que há lá dentro (ainda não se nota o cheiro) há umas duas semanas ainda decidiram colocar a dita máquina mesmo em frente ao elevador... Deve ser para ninguém deixar de seguir diariamente a evolução....

24/10/2008

Olha que grande surpresa!

Podem ler aqui: Petzner confessa que Haider era o homem da sua vida.

Costuma-se dizer que no melhor pano cai a nódoa. Eu neste caso acho que o mais apropriado é: quanto melhor se tenta fazer parecer o pano mais estragos faz uma nódoa banal. Sim, porque o facto de ele ou qualquer outra pessoa ter uma relação gay per si não é grande coisa.

Gostaram do per si? Gostaram? Dá logo todo um toque de classe não dá?

23/10/2008

The Lovers Are Losing

Os Keane tiveram um daqueles inícios demasiado promissores e que normalmente condenam os artistas a one hit wonder ou one album wonder. O primeiro álbum Hopes and Fears foi em simultaneo um enorme sucesso e um sucesso demasiado rápido. De tal forma que quando vieram pela primeira vez a Portugal para uma primeira parte de um concerto de Rufus Wainwright no coliseu dos recreios em Lisboa a maior parte do público estava lá para os ver a eles e saiu em debandada ainda antes do artista principal chegar.

No segundo album, Under the Iron Sea, tentaram seguir um caminho diferente. O sucesso não se repetiu e o concerto que deram no Super Bock Super Rock de 2006 foi fraco. A banda parecia condenada quando, semanas depois, Tom Chaplin foi internado para desintoxicação.

Chegaram agora com o terceiro album que confirmará ou não se estão para ficar. O primeiro single é orelhudo e promissor quanto baste para indicar que sim. Chama-se The Lovers Are Losing e vale a pena ver e ouvi-lo:

22/10/2008

Remove before use

O sr. X tem de certeza mais de 55 anos. Provavelmente foi a uma consulta de medicina do trabalho, fez umas análises, o médico olhou para os resultados, viu que ele tem colesterol elevado, risco de diabetes ou outra coisa qualquer e recomendou-lhe desporto.

Ora o sr. X já não faz desporto vai para mais de 20 anos mas quando está de férias lá no algarve até dá umas valentes braçadas na piscina do aldeamento. A piscina só tem 1,30m de profundidade por 3 de comprimento mas isso não importa. O sr. X vai fazer natação! E não quer cá aulas que isso é para crianças. Posto isto inscreve-se numa piscina pública em regime livre.

Depois de fazer os testes de aptidão (como o sr. X consegue boiar está apto por defeito) lá vai ele para o primeiro treino. Num rasgo de lucidez decide-se pela pista que diz: Utilização Livre (Ritmo Lento).

Até aqui nada de especial, já vi este filme várias vezes e o que normalmente acontece é que estas pessoas ou percebem que precisam de aulas ou acabam por desistir do treino. O que não acho normal é que o sr. X use os seus óculos novos sem retirar a película de protecção que tem umas letras brancas escritas...

Será que não acha estranho a lente não ser transparente? Ou será que decidiu que no caso das primeiras vezes não correrem bem vai devolver os óculos à loja?

21/10/2008

Assalto a Lisboa

Só costumo concordar com Miguel de Sousa Tavares no máximo uma vez por ano.

E desta vez tenho de dizer que concordo a 100%. Não tenho uma visão idealizada da margem ribeirinha de Lisboa totalmente verde e de lazer. Acho até que alguma construção de baixa densidade e altura só poderá beneficiar a cidade mas os recentes atropelos são no mínimo ridículos e pouco dignificantes de uma capital. Porque são avulsos, pouco claros e não são integrados numa visão abrangente da cidade

Podem ler o artigo de opinião aqui.

20/10/2008

Só entre nós

Sábado. Restaurante Familiar em Benfica, Lisboa.

A minha mãe faz anos e por isso mesmo viemos almoçar fora como manda a tradição lá de casa. O restaurante é o do costume que serve bem e tem ambiente descontraído sem formalismos.

Na mesa ao lado da nossa almoça um senhor sozinho. A conversa e o almoço seguem agradáveis.O senhor acaba a refeição, sai e a sua mesa é rapidamente ocupada por 3 outras pessoas. Não lhes dou importância nem reparo nas feições com excepção para uma criança de cerca de 11 anos que fala muito e pede um bife na pedra. Os bifes na pedra fazem muito fumo e barulho por isso é difícil não se reparar em quem os come.

Quase no final da refeição começa a chover. Muito. É uma trovoada qualquer daquelas que daqui por 20 minutos/ meia hora já foi substituída por um sol radioso.

Para fazer tempo e evitar a chuva aproveito para ir ao WC antes de sair. O WC tem dois lavatórios comuns que ficam virados para a sala de refeições com excepção de dois bocadinhos na lateral. Ao sair do WC deparo-me com uma senhora idosa. Deve estar à espera da sua vez. Começo a lavar as mãos. Reparo novamente na senhora idosa através do espelho. Deve ter 80 ou mais anos, tem nas mãos um lenço daqueles de pano que já quase ninguém usa. Deve estar constipada. Não. Seca lágrimas com o lenço. É um chorar tão comedido que se não fosse o lenço nem se dava por ele… Mas os olhos estão tristes.

O que fazer numa situação destas? Não conheço a senhora nem sei o que motiva o choro… A senhora olha para o espelho. Desvio o olhar. Sinto-me impotente perante a situação e opto pela saída mais fácil. Finjo que nada se passa… Tento desculpar-me. Estou só a dar à senhora alguma privacidade… Não a conheço e não podia fazer nada por ela... Saio do WC e volto ao meu lugar.

Fico atento ao WC. Lá de dentro sai a criança faladora. Pouco depois sai a senhora idosa de ar amoroso e sorriso largo nos lábios. Dirige-se à mesa da criança. Terei visto mal?
Não. Tenho certeza que não.

16/10/2008

Summertime (2)

Como já devem ter percebido neste post Summertime do norte-americano George Gershwin é uma das minhas canções preferidas. Foi composta originalmente em 1935 para uma ópera (Porgy and Bess). Gershwin é o maior dos compositores americanos e a sua influência na história da música mantém-se activa até hoje quer pelas obras clássicas que vão sendo recicladas repetidas vezes, quer pela influência que ainda é visivel e perceptivel nas novas criações dos géneros clássico, jazz, pop e nos seus inúmeros derivados.

O que não sabia era que a nossa voz (sim estou mesmo a dizer implicitamente que esta é a melhor) também tinha gravado uma versão. Aqui fica:


15/10/2008

2,9%

Há poucos minutos um amigo meu comentava online que "o governo até aumenta a função pública com o aproximar das eleições".

Não quero de forma nenhuma esquecer ou menosprezar os 3 actos eleitorais do próximo ano e o facto de qualquer governo de forma mais ou menos consciente costumar dar alguns brindes para conseguir mais alguns votos. O actual governo PS não é certamente diferente dos outros nesse ponto mas...

Não me parece que seja uma medida puramente eleitoralista. Por um lado, e tal como disse Manuela Ferreira Leite (com quem não tenho nenhuma simpatia), não é só por isso que se rotula todo o orçamento e a medida é uma reposição do poder de compra que os funcionários tinham perdido há uma série de anos. Isto se a inflacção ficar abaixo dos 2,9% porque as previsões são apenas isso: previsões.

Eu cá advogo apenas uma coisa: Não se deve julgar o todo pela parte...

11/10/2008

Womanizer

Não sou grande fã da Britney mas acho que depois de verem percebem porque adorei este video logo da primeira vez!

10/10/2008

O artigo 1577º

Esta manhã aconteceu o que já tinha sido anunciado.

Nas galerias do parlamento um homem gritou. Mostrou a sua indignação apesar de, provavelmente, já saber que na Assembleia da Républica essa indignação só leva à expulsão do indignado. Falou no entanto por muitos portugueses.

O PS, tentanto não perder alguns votos mais conservadores nas várias eleições do próximo ano, impôs a disciplina de voto e chumbou os projectos do BE e do PEV. Entre outras alegações disse que o assunto ainda não tinha sido suficientemente discutido e que não constava do programa de governo. Mas...
- o projecto do BE foi apresentado já em Fevereiro de 2006. Não foi por falta de tempo que não houve discussão...
- todos os governos numa ou noutra altura desrespeitam o que está no programa de governo. Neste caso particular aprovar uma medida não prevista nem seria desrespeitar. Seria apenas ir além do que estava escrito...

O homem indignado revelou a indignação de todos aqueles não têm os mesmos direitos da maioria da população e daqueles que tendo acham que duas pessoas que se amam, independentemente do sexo, devem poder oficializar o seu compromisso através do casamento.

O homem indignado falou por mim. Para quem ainda tem dúvidas pertenço ao primeiro grupo, o dos que são discriminados pela actual redação do artigo 1577º do código civil.

09/10/2008

Adoro sentir...


...o cheiro das castanhas assadas. Adoro senti-lo pela primeira vez de forma inesperada enquanto vou pela rua. É um dos sinais que o Outono chegou.


Aconteceu-me hoje ao final da tarde. :)

06/10/2008

Os Assassinos

Como diz a Wikipedia:The Killers é umabanda estadunidense de rock alternativo, formada no ano de 2002 em Las Vegas.

Desde o primeiro album Hot Fuss que os segui com atenção. Chegou agora a hora do 3º capítulo (se excluirmos a compilação de lados B) e Human é a primeira amostra. Ainda não tem vídeo mas aqui fica (já sabem que nestas coisas sou sempre apressado). Quanto a mim é, uma vez mais, excelente.

Human (Day & Age)

02/10/2008

Discriminação Legitimada

O STJ confirmou a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de considerar legitimo despedimento de um cozinheiro com HIV por poder transmitir o virus “no caso de haver derrame de sangue, saliva, suor ou lágrimas sobre alimentos servidos em cru consumidos por quem tenha na boca uma ferida mucosa de qualquer espécie”...

A meu ver estamos perante uma discriminação que está de novo a ser legitimada em nome do medo e da ignorância. Concentremo-nos no caso do sangue (o único dos fluidos mencionados que pode efectivamente transmitir o virus). Se nalguma circunstância, um cozinheiro ou qualquer outro funcionário que lide com alimentos se cortar e o derramar por cima da comida é no minimo a sua obrigação legal e moral não servir esses alimentos. Isto independentemente de ser ou não portador de um virus cujo contágio possa acontecer nestas circunstâncias... O que aconteceu à presunção de boa fé?

Pelos vistos desapareceu e cedeu perante o medo. E nome da "segurança" dá-se como legitimo afastamento de um profissional. Que sendo profissional nunca poria em perigo um cliente... Qual será a medida seguinte? Marcar a ferro forjado todos os portadores do virus e impedi-los de entrar em contacto com alimentos? E já agora marcar e despedir as pessoas com hepatite ou qualquer outro tipo de virus que se transmita pelo sangue? 

A meu ver o que se deveria fazer era formar, primeiro os profissionais da medicina do trabalho e depois os profissionais de justiça. Porque com tanta ignorância provavelmente não saberão sequer proteger-se a si próprios...

Podem ler toda a noticia aqui.