21/01/2009

Cinématographe - A Ilha

Só muito recentemente pude assistir a este filme que já data de 2005. (A análise seguinte contém Spoilers!)


Com 2 bons actores da sua geração e um excelente realizador "A Ilha" foi traçado para blockbuster. Não pesquisei se efectivamente foi ou não mas enquanto thriller futurista parece-me ter duas grandes falhas:

- a primeira é a linha básica da história. Toda aquela ideia de estar tudo contaminado no exterior, de viverem condicionados dentro de um espaço fechado, de haver uma lotaria que acaba na morte do vencedor, e de um homem e uma mulher escabarem a dada altura lembra-me demasiado um filme (ou mais do que um porque a memória é difusa) que vi em criança. Pelo que me recordo as grandes diferenças era não haver a parte dos clones e de os vencedores da lotaria saberem à partida qual seria o prémio.

- a segunda é o cenário futurista. Passado a alguma distancia no futuro, a maior parte do que se vê não é propriamente ficção cientifica. O comboio de levitação magnética já existe e só impressiona pelas dimensões, os carros com excepção de um camião que aparece a dada altura são muito pouco futuristas, os comboios que passam a vários niveis lembram o clássico Metrópolis... Ficção aqui só mesmo haver tantos transpostes públicos em Los Angeles, uma cidade em que como todos sabemos se não tiver carro ninguém vai a lugar nenhum.

Resumindo o filme não é mau e cumpre a função de entreter durante os longos 127 minutos que dura. Mas também não delumbra...

Sem comentários: