23/01/2009

Antes & Depois: Rover 75

Com certeza estarão lembrados dos carros Rover que foram fabricados (e vendidos por cá) até 2005. Nessa data a Rover era o último grande fabricante automóvel britânico herdeiro da história de marcas tão importantes como a Morris, a Austin e a Triumph.

Nos anos 80 a Rover andou a produzir versões de modelos Honda e acabou em 1994 na posse da BMW. Soube a sua influência foi revitalizado o histórico Mini e lançado, entre outros o topo de gama Rover 75 em 1998. Este quanto a mim é um dos carros mais bonitos que a industria automóvel produziu no final dos anos 90/inicio 2000.

No final dos anos 90 a Rover estava em claro declinio (por exemplo a assinatura da marca tinha passado de "Above All, It's a Rover" para um "A BMW Group Brand") e a BMW desfez por completo o antigo grupo Rover vendeu Rover e MG a um consórcio independente, ficou com a Mini para si e entregou a Land Rover nas mãos da Ford. Sem o suporte dos bem sucedidos todo-o-terreno da Land Rover a Rover teve entre 2000 e 2005 o seu canto do cisne. Passou esses anos a fazer versões musculadas com o logo da MG e chegou mesmo a produzir sob licença um modelo da indiana Tata.

Depois de uma série de promessas falhadas a Rover cessou a produção em 2005. As chinesas Shangai Automotive e Najing Auto acabaram por comprar os destroços da centenária empresa sem conseguir, no entanto, comprar os direitos da marca Rover ainda na posse da BMW que os vendeu à Ford. Esta, posteriormente, incluiu-os no "pacote" Jaguar/Land Rover hoje nas mãos da Tata.

As empresas chinesas acabaram por se fundir na SAIC Roewe cujo primeiro lançamento foi o Roewe 750 em 2006 feito e vendido na china a partir do que restava do Rover 75. 

O Roewe 750 é assim o herdeiro directo do Rover 75 e da centenária Rover.


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