29/09/2008

"O Concerto" - Parte 2

Achavam que este assunto já tinha acabado?
Nah!!!! Apenas resolvi não escrever mais porque sabia que naquela altura toda a gente devia andar a escrever sobre o mesmo. E também tenho andado com preguiça... :P

A esta distância a minha visão já é obviamente diferente. Não, não estou a fazer uma piada acerca da minha localização ultra-priveligiada na 1ª fila que me permitiu ver um concerto que, pelo que consta, grande parte só ouviu. Apenas quero dizer as memórias com o tempo se vão esbatendo e filtrando e por isso mesmo a percepção do que efectivamente se passou vai-se alterando.

Nunca tinha visto nenhum concerto completo de Madonna embora já tivesse espreitado várias partes. Já sabia que tinha de ser encarado como um espectáculo musical e não como um concerto, que ia ser visualmente elaborado e ultra-coreografado e que seria uma performance non-stop desde os primeiros acordes. O que não sabia era que a senhora tem por hábito criar versões completamente diferentes de canções antigas.

De onde pude ver o concerto ganhei em proximidade, vi praticamente todos os pormenores de tudo o que se passou em palco e perdi em abrangencia. Só quando fui posteriormente espreitar ao YouTube é que percebi como resulta o efeito visual da cortina/ecrã que por vezes cobre a parte mais avançada do palco.

Acho que o concerto demorou um pouco a aquecer verdadeiramente principalmente porque o Parque da Bela Vista é uma espécie de anfiteatro afunilado e por isso mesmo o palco não ficava envolvido pela multidão. A velocidade de um concerto/performance deste tipo é avassaladora porque mesmo quando as coisas hipotéticamente teriam de abrandar, por ser fisicamente impossivel cantar e saltar daquela maneira, entram os playback que funcionam lindamente.

Para mim houve 4 momentos verdadeiramente excepcionais no concerto: 
- a coreografia de "Into the Groove";
- a versão metaleira de "Borderline" (nunca tinha gostado desta canção até ouvir esta nova versão);
- o confronto entre as várias Madonnas em "She's Not Me";
- a sequência final "Hung Up"/"Give It 2 Me"...

Venha a próxima tour!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que gostaste!
Eu adorei o concerto. Foi o meu 5º concerto da Madonna... gostei mais de outros pela abrangência mas este valeu sobretudo pela proximidade porque tal como tu, também estava lá à frente e vi tudo!
Venham mais...