24/01/2008

Do you want to be my Valentine?

De todos os dias em que é "tradição" oferecer presentes o mais parvo, mais fútil e mais irritante é o dia dos namorados.
Ao contrário do Natal que tem origens religiosas e simbólicas no nascimento de cristo; do dia da mãe e o dia do pai que homenageiam pessoas que na maioria dos casos fizeram muito por nós e do dia mundial da criança que é apadrinhado pela UNICEF, o dia dos namorados é mera invenção comercial. Por cá comemora-se no dia de S. Valentim (14/02) mas não tem data unânime pelo mundo fora. Aliás, nunca percebi porque é que por cá não coincide com o dia de Sto António, o santo casamenteiro.
Nesse dia, enquanto uma parte das pessoas anda a tentar ser artificialmente romântico com a cara metade, o resto deprime-se a ver passar os casais felizes.

Mas, depois deste anúncio, passei a ser fã! ;)

23/01/2008

CM

Este jornal hoje trazia na 1ª página: "Actriz que imita papel de Kate McCann nomeada para Óscar".

Nem no caso em que um actor encarna uma personagem real (por exemplo: Hitler; Churchill; Eva Péron; Erin Brockovich) está em situação alguma a imitar quem quer que seja... E até parece que Amy Ryan é mesmo muito boa neste papel!

Depois, este filme é baseado num livro escrito por Dennis Lehanne (o mesmo autor de Mystic River) já em 1998!

E além disso a única ligação entre este filme (que também retrata um caso de desaparecimento de uma menina de 4 anos) é que no Reino Unido alguém teve a inteligência de não o estrear durante o auge da mediatização do caso Maddie. A última coisa que o público quer é ser confrontado numa sala de cinema com aquilo que já vê na TV todos os dias a toda a hora.

A quem escreveu o título (não li o conteúdo da notícia) e a quem decidiu publicá-lo apenas peço que tenham a decência de não se intitularem jornalistas...

21/01/2008

Apenas para que conste:

Já vou nos 1.800!!!

17/01/2008

Museu do Azulejo

O Convento da Madre Deus em Lisboa alberga o Museu Nacional do Azulejo. No sábado passado fiz-lhe a minha primeira visita.

A exposição segue a habitual cronologia histórica onde se pode ver a evolução das técnicas e dos materiais. Está bastante bem documentada e no final há um bónus: numa das salas de exposição temporária há um longo (mas mesmo muito longo) painel com a representação da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755. Na minha opinião faltam apenas duas coisas: os audioguias (deviam ser obrigatórios em todos os museus) e alguns exemplares dos azulejos industriais recentes que por exemplo forram as fachadas de alguns edifícios.

Já o espaço é fantástico. A igreja que é mais pequena por dentro do que parece quando vista do exterior é uma das mais bonitas de Lisboa e dá gosto ver o património assim tão bem cuidado. O resto do Museu consegue igualmente um óptimo equilíbrio entre o moderno e o histórico. O bar é lindíssimo (pena já ter fechado quando ia lanchar) e no meio da exposição há uma imagem de Nossa Sra da Conceição proveniente do convento que é lindíssima de tão delicada e bem decorada. E eu não sou mesmo nada religioso! E também há o completissimo presépio um dos ex-libris do convento.

Resumindo, os 4 euros do bilhete (a entrada é gratuita ao domingo de manhã) seriam mais do que justos apenas pelo museu. Tudo o resto é bónus!

11/01/2008

As vogais

Esta manhã descobri esta canção no Laboratolarilolela do Nuno Markl na Antena 3.

Quando virem o vídeo façam o seguinte exercício:

1º Coloquem o volume próximo do máximo.
2º Dancem ao estilo do Ian Curtis (o vocalista dos Joy Division); ou seja dancem como se estivessem a ter um ataque epiléptico. Se não tiverem mesmo um é só porque os tímpanos rebentaram a tempo. LOL

Sarah Pacheco: "As Vogais"

10/01/2008

Intermitencia

Eu sei que o blog tem andado intermitente nos últimos dias... Mas a explicação é muito simples.
Andei a ver de forma quase obsessiva a 3ª temporada das Donas de Casa Desesperadas. E a verdade é que cada vez gosto mais das aventuras destas 5 personagens. Mal posso esperar pela 4ª temporada. Sim eu sei que já estreou mas só vejo em DVD episódio atrás de episódio.

06/01/2008

Efeméride

Este ano Portugal em geral e Lisboa em particular comemoram o 10º Aniversário do maior evento que o país já acolheu: a Expo'98.

Tinha pensado assinalá-lo com um post específico por volta de 22 de Maio altura em que se comemorará o aniversário da inauguração (haverão comemorações oficiais?) mas...
...encontrei no YouTube uma compilação dos vídeos apresentados na gala de abertura e não resisti. Por isso resolvi colocá-lo na barra lateral onde ficará durante os próximos tempos. Façam favor de o ver!

Na altura devida haverá na mesma o referido post. :)

Que saudades...