01/12/2007

Delirium

O Cirque Du Soleil foi criado em 1984 em Montreal por dois "street performers" e de inicio a ideia era que a duração fosse de apenas um ano. Depois de uma série de anos atribulados durante toda a década de 80 com sérias dificuldades financeiras foi uma jogada arriscada de fazer uma apresentação em Los Angeles que o lançou na ribalta.

Ao contrário dos circos tradicionais aqui não há uma sucessão de números desconexos nem animais amestrados. Há isso sim um fio condutor que guia todo o espectáculo que é devidamente coreografado, ilustrado com música ao vivo e ilustrado visualmente. Hoje em dia o Cirque conta com 15 espectáculos simultâneos, 3500 empregados e é altamente lucrativo. Em Las Vegas cerca de 9000 pessoas (5% dos visitantes da cidade) vêem diariamente os vários espectáculos permanentes. Para 2008 os projectos incluem novos espectáculos residentes em Las Vegas, Tokio e Macau e um espectáculo diário na Expo2008 em Zaragoça.

E esta semana chegou pela primeira vez a Portugal com Delirium, uma performance musical que em simultâneo é um delírio visual (chega a ser difícil seguir tudo o que está a acontecer no palco que é completado por dois ecrãs gigantes). Como fã incondicional fui ver e digo apenas que as menos de duas horas justificaram cada euro que gastei. E foram 60!!!!!!!!! Em 2008 lá estarei para ver o Quidam!

2 comentários:

Anónimo disse...

hehe ainda bem k gostaste :) se tiver € vou contigo ver para o ano :)

Anónimo disse...

parece ser realmente muito, mas mesmo muito bonito, de nos transportar para outra dimensão.
É capaz de pôr os espectáculos da Madonna a milhas de distância para trás e, se a memória não me falha, o custo para ver a diva era bem maior.