04/02/2009

Cinématographe x 2

Desta vez, para compensar a paragem da semana passada, apresento dois filmes.

1º Um dos maiores candidatos aos oscares. 

"O Curioso Caso de Benjamin Button" parte de uma boa premissa mas que por ser um pouco imediata se esgota rapidamente. O filme, muito bem realizado diga-se, à semelhança de outros biopic de ficção, como Forrest Gump, acompanha cada momento da vida da personagem principal. 
A principal diferença neste caso é que a componente humorística é minima e por isso mesmo a componente dramática torna-se demasiado longa e por vezes até enfadonha. O facto de ter narrador também não ajuda. E se para tudo o que é prémio tem sido Brad Pitt a ser nomeado diga-se que, na minha modesta opinião, seria bem mais merecida a nomeação de Kate Blanchett...

2º O mais recente filme de Woody Allen que é delicioso. 

"Vicky Cristina Barcelona" pode ter nome digno de uma traveca. Mas a história, aparentemente linear, em que duas amigas, Vicky e Cristina, vão passar férias a Barcelona é belissimamente explorada por um fabuloso argumento. Mais do que a já habitual presença de Scarlet Johansson é das relações entre as 4 personagens principais que surge a magia. Todas elas são totalmente antagónicas e por isso mesmo potencialmente explosivas. Os cenários e as presenças de Javier Bardem e Penélope Cruz dão a este filme uma aura de "Match Point meets Pedro Almodovar".
A nomeação de Penélope para o Oscar é mais que merecida.
Não Percam!!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o Vicky Cristina Barcelona e não gostei nada do BB. Que xaropada tão grande, Forrest Gump+Titanic num só?? Não merece as nomeações todas que teve.
Já agora, também não entendo as nomeações de Quem quer ser...? É tão de plástico (como a comida).
Enfim, como vês, não estou muito entusiasmado para os Oscar.
Beijinhos