13/02/2009

Bio: Impostos

Eu sei que hoje não era suposto haver este tema mas... apeteceu-me.

  1. Em Novembro último, depois de alguns meses de espera, troquei finalmente o meu carro velhinho por um novo.
  2. Quando me entregaram o carro, como os documentos não estavam prontos de imediato passaram-me duas guias: uma para poder circular, outra para pagar o Imposto Único de Circulação.
  3. Passado um mês tive de renovar a guia de circulação e fui à loja do cidadão tentar pagar o imposto. Não aceitaram porque o carro novo ainda não estava em sistema (já tinha visto isso na net) e porque o documento passado pelo stand não era válido. Como o prazo era de 90 dias não stressei.
  4. Passou outro mês e lá fui renovar a guia de circulação outra vez
  5. Ao 3º mês nada de Documento Único Automóvel ou de registo nos sistema das Finanças... E o prazo quase no fim... 
  6. Nova tentativa de pagar o imposto. Resposta: "Não pode porque não está em sistema e se não pagar a tempo depois tem de pagar multa."
  7. No dia seguinte liguei para  alinha de apoio das finanças. Era preciso um documento que provasse o pedido de averbamento do registo na conservatória.
  8. Contactado o stand para obter o tal papel fica-se a saber que o pedido ainda não deu entrada porque o importador (que é a entidade que trata disso) ainda não recebeu o dinheiro da dedução do abate (ou coisa parecida).
  9. Na impossibilidade de ter o papel, e depois de ter aviso o stand que se houvesse multa eram eles que pagavam, nova tentativa na loja do cidadão:
"Venho pagar o imposto deste veículo." entrega-se oa declaração do stand e o cartão de contribuinte, a funcionária introduz os dados no computador e paga-se.

Qual a diferença das tentativas anteriores? A funcionária era outra...

1 comentário:

Anónimo disse...

O teu blog está cada vez melhor. É pena que eu não tenha sempre tempo para o ver com atenção.
Beijinhos